17 de novembro de 2008

Uma tarde para reflectir

Este sábado passei a tarde num lugar invulgar para um serão de sábado à tarde, estive num lar para idosos, também conhecido como casa de repouso, entre outros.

O local é muito agradável e foi concebido especialmente para esta "função". No interior as divisões são espaçosas e cheias de luz, os espaços comuns como as salas de refeição e convívio estão bem decorados, até parece que estamos em casa. Lá fora um belíssimo jardim com árvores de fruto ainda em crescimento, um local ideal para ver o pôr do sol.

Observar as pessoas que lá vivem, os idosos/ velhos/ pessoas de idade (como costumam ser chamados) fez-me pensar se é assim tão giro viver até aos 100 anos.
Os avanços da ciência permitiram a resolução de doenças que antes julgavamos incuráveis, e permitiu o aumento da esperança média de vida da população mundial. Escrito desta forma até parece uma coisa boa, mas...
Até que ponto viver dependente de alguém para comer, vestir, fazer a higiene diária e até mesmo usar uma fralda é viver?

É importante que existam locais como este, com funcionários atenciosos dipostos a trazer mais qualidade de vida a estas pessoas, e a fazer o seu dia a dia mais feliz, mas deixa-me a pensar se um dia terei de ir para um lugar assim...

Sem comentários: