14 de junho de 2012

Este blogue vai mudar de nome

Daqui a quatro meses este blogue vai passar a chamar-se:

"Crónicas de uma doutoranda a quem acabou a bolsa FCT, com várias experiências para fazer e a caminho da banca rota (e com sérias possibilidades de nunca vir a ter o grau)"

Hoje tive reunião com os meus orientadores (três) para os pôr a par do trabalho feito nos últimos seis meses, daquilo que ainda falta fazer e, do facto de faltarem apenas quarto meses para a minha bolsa de doutoramento acabar (essencialmente foi para actualizar o chefe, visto que as outras duas estão a par da coisa).

Enquanto fui explicando aquilo que tenho feito, as várias linhas de trabalho e aquilo que ainda falta fazer correu tudo bem. Ele lá foi dizendo que sim, que era boa ideia, que podia fazer o que propunha, e que achava tudo muito bem. Que devia voltar à Suíça para acabar o trabalho, que é uma pena perder o que fiz lá, porque pode muito bem dar um artigo científico...
Ideias para o trabalho? Solução para os problemas? Input?... Zero! O que a esta altura do campeonato já não me surpreende

No final lá se falou no assunto tabu... faltam quatro meses para a bolsa acabar, mas ainda há trabalho para fazer que se estende além desse tempo, quatro artigos e meio para escrever (dependendo do resultados, têm que ser cinco e não há excepções),  um artigo de revisão e ainda(momento 1, 2, 3)... uma tese! Quando a bolsa da FCT acabar pagam-me ou não?

E a resposta foi um redondo "Não! As regras são assim e não há excepções" (excepto para pessoas que nunca conseguiram ganhar bolsa FCT e estão a ser pagas há quase seis anos!!! Mas isso é apenas um pormenor, não é uma excepção!)

Eu sei há muito que isto era o óbvio, que é o que tem vindo a acontecer com a maioria dos meus colegas mas, apesar da descrença havia sempre uma réstia de esperança, que ele tivesse noção que, quando a bolsa começou eu não tinha os equipamentos que precisava para avançar com o plano a que me propus e que eles se responsabilizaram. Que só no final do segundo ano adquirimos um equipamento crítico para avançar com as coisas. Também gostava que ele ficasse entusiasmado com o projecto, que percebesse os avanços, que visse o potencial. De que me adianta a mim e a ele ficar com uma série de projectos a meio? 

No fundo este "não" traduziu-se num "Estou-me a borrifar para ti e para a merda do teu trabalho! Se não trabalhares de graça até acabares quem fica sem o grau és tu! Eu perco a possibilidade de ter mais cinco artigos no currículo, mas o que é isso num universo de 120 pessoas? Basicamente eu quero é que tu te fodas!"

Agora a questão que se coloca é "O que é que eu vou fazer à minha vida?"

p.s.: Vou só ali aninhar-me num cantinho e chorar, que passei o dia todo armada em forte.

7 comentários:

Sempre entre Viagens disse...

Eu sei que isto não melhora em nada a tua situação. Mas posso dizer-te que não és a única. No meu laboratório há uma rapariga que está sem bolsa para acabar o doutoramento e a trabalhar sem receber há mais de um ano. E o chefe não mostra propriamente grande preocupação em relação ao assunto. E estão mais 3 ou 4 prestes a acabar e temo que pelo mesmo caminho sigam, porque ninguém parece preocupado com eles...

Shadow disse...

e a FCT hj renova-me a bolsa... mas já não pagam os 750€ (que não chegavam, mas sp ajudavam) para as idas e inscrições em congressos. Enfim... alguém vai deixar de viajar para os melhores congressos mundiais com alto factor de impacto e publicar lá trabalhos. Ou pelo menos publicar lá os trablhos com a ref à FCt...

Shadow disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dani disse...

Miss: Eu sei que infelizmente há imensa gente na mesma situação que eu, inclusivé no meu grupo muito boa gente que fica n meses sem receber, e eu não sou diferente. Sei que sou apenas mais uma...
Esta reunião foi apenas a confirmação de uma "quase" certeza. Custou-me porque já me tinham dito que me pagavam e por isso ainda tinha uma réstia de esperança e pela forma como me foi dito e o que foi dito. Enfim, é continuar a dar o litro enquanto há bolsa e depois pensar no que se vai fazer.

dani disse...

Shadow: Estive hoje a ler o novo regulamento, as condições são cada vez piores para quem quer fazer doutoramento. Adorei o facto de dizerem que se aplica às bolsas futuras e também às mais antigas, cujos contractos foram assinados quando as regras do jogo eram outras. Eu já não tenho renovações, mas ainda não percebi se terei direito ao subsídio de impressão de tese ou se acabou para toda a gente

Shadow disse...

dani eu posso clarificar-te isso: acabou para toda a gente.
Sendo que no ponto a que me refiro no regulamento de 2011 (o ultimo publicado em DR) dizia "com efeitos retroactivos mas sem perda de direitos adquiridos"... Mas o sub. de impressão gráfica era extra regulamento, e não há volta a dar.

Enfim, uma merda (mais uma!)

Princesa sem Reino disse...

adoro estas "vidas" de bolseiros... É triste porque se não fosse dava uma bela opereta...
Boa sorte para a reta final!
Beijinho