26 de agosto de 2009

Aachen

Os primeiros dias em Aachen têm sido esplêndidos.

A cidade é linda, estou deslumbrada com a arquitectura dos edifícios. Facilmente passamos por monumentos edificados no século VIII, como a Catedral, como temos edifícios dos séculos XVIII ou XIX. Há inclusive uma praça onde podemos encontrar uns arcos do século VIII e três prédios alinhados que foram construídos nos séculos XVII, XVII e XIX. As inúmeras praças da zona histórica com fontes e estátuas são lindíssimas. Em qualquer espaço aberto há uma esplanada que convida a provar a cerveja alemã.

Até agora ainda não tive contacto com nenhum alemão antipático (como têm fama), todas as pessoas são muito simpáticas tanto no curso como nas ruas e nas lojas. A língua continua a ser uma barreira para mim, não percebo uma palavra de alemão, o que se pode tornar perigoso quando quero pedir algo para jantar e não percebo o menu. Felizmente tenho tido sorte e comi bem em todas as refeições. Ontem experimentei os tradicionais schnitzel e gostei, é semelhante aos nossos panados, a grande diferença está nos molhos que eles usam.

O curso está a ser interessante, alguns dos tópicos vão de encontro às minhas expectativas e são produtivos. É bom ver a perspectiva de outros investigadores relativamente a temas polémicos na nossa área. As pessoas da organização e os palestrantes são muito simpáticos e têm interagido bastante com os alunos. São investigadores que apesar da sua posição são muito acessíveis e falam connosco não só de ciência mas também de assuntos triviais e partilham experiências. O grupo é bastante diversificado com alunos de vários países da Europa como Irlanda, Polónia, Inglaterra, Espanha, Bulgária e Itália, entre outros, mas também da Turquia e Argentina.

Confesso que depois de uma semana de férias na praia estava um pouco relutante em vir, mas depois de cá estar e ter estas vivências… ainda bem que vim.

Sem comentários: