23 de março de 2011

E agora?

Agora não temos Primeiro Ministro!
Há mais alguém a achar que isto não deve ser assim tão bom como parece?

5 comentários:

Malena disse...

Não és só tu!! Temo seriamente que ainda fiquemos pior. E olha que eu não votei PS!

Sonhos Milka disse...

Olá Dani, parabéns pelo Blog.

Em relação a este tópico: não basta mudar as moscas, é preciso limpar toda a m#rda.

Os portugueses gostam de sacudir a culpa sempre para cima dos outros.

Mude o que mudar e não sendo militante ou apoiante de qualquer partido político, a razão de Portugal estar nesta situação deve-se à falta de produtividade, a péssima gestão de dinheiros públicos, o sobre endividamento das famílias, entre outros.

Quando entrou na União Europeia tinha um potencial superior ao de Espanha e acabou por não haver qualquer controlo da utilização desses milhões que foram desviados por empresários, políticos e industriais. Pensou-se que Portugal era agora um país rico e que o povo tinha mais de desfrutar da vida. Querer um emprego bem pago, perto de casa e com bom horário ou seja, fazer pouco e em poucas horas de trabalho. A exigência do povo por benefícios aos quais não contribuem.

Os subsídios de desemprego, os salários baixos, os 13 e 14 salários, as indemnizações e o entrar nos quadros o que faz que mesmo que a pessoa seja incompetente ou tenha uma cunha que continue sem puderem despedi-la. Os gestores públicos com os seus salários milionários, acumulam milhões de divida, dão prejuízo e são promovidos automaticamente com direito a bónus e no final do ano trocam de empresa publica e continuam a fazer o mesmo sem qualquer consequência.

Vivendo na Suíça vejo diariamente as diferenças. Com isto não quero dizer que a Suíça é um paraíso que não tem problemas, dispenso as ameaças e mensagens de ódio de portugueses que recebo no meu Blog :)

O que noto é um controlo, uma organização, uma disciplina com rigor. Há igualmente escândalos financeiros, os políticos também deverão desviar milhões mas a população em geral tem um bom nível de vida. Com um salário um casal consegue viver acima do nível de Portugal e ainda poupar.

Um cartão de crédito tem uma taxa de 9.9% (ao contrário dos 23% de Portugal) e um crédito pessoal tem um juro de 5.9% (em Portugal acima de 13%).

Em Portugal há crédito mal parado, compensa não pagar e dizer que não se tem valores, há burocracias nos tribunais, na lei estuda-se e aplicam-se as lacunas.

Mas no final, a culpa é do Primeiro Ministro pois o povo votou nele para resolver tudo, mesmo o que está fora do seu controlo. A culpa não pode morrer solteira, é uma consequência do comportamento irresponsável de um povo.

dani disse...

Malena: É cada dia pior. Já andam aí rumores de medidas futuras sem sequer terem havido eleições. Não me soa nada bem. :(

dani disse...

Sonhos Milka: a minha resposta acabou por se tornar um post ;)

Sonhos Milka disse...

Venham lá esses posts, que eu também tenho que fazer o mesmo :)