1 de maio de 2012

Ensaio sobre a cegueira...


... a minha versão aplicada ao desporto, mais concretamente à cegueira clubística.

O CAB Madeira, equipa de basquetebol madeirense, desistiu de participar nas meias finais dos playoff e, por consequência o FCPorto, equipa que ia disputar as meias finais com o CAB, ficou apurado directamente para a final.

Ao ler uma notícia destas o cego canaliza logo a raiva para o clube rival, isto de uma forma tão profunda e elaborada que se vê logo que é adepto do CAB Madeira (ou então nem sequer gosta de basquetebol e está apenas a reflectir a frustração do seu clube não ter ganho o campeonato de futebol)

Cá para mim leu o título " FC Porto na final do playoff por desistência do CAB" e foi logo
"FCP são todos uns ladrões, filhos da p#t@, os árbitros estão sempre a ajudá-los..."

Eu também ficava chateada se o Porto tivesse perdido o campeonato de futebol para os lampiões, aí por uns longos... 5 minutos!

A cegueira clubística é tal que faz com que alguns adeptos se encontrem numa realidade paralela, que os torna incapazes de ver o verdadeiro problema numa notícia destas.

Tanto o CAB como o FCP esforçaram-se para chegar às meias finais dos playoff, não me parece que o CAB tenha desistido de ânimo leve e que o FCP fique feliz da vida por ganhar os jogos por desistência. O gozo de estar numa meia final é jogá-la, não?!

Para mim o grande problema está na razão que levou o CAB a desistir... falta de dinheiro!
Como é que é possível que se pague hotéis de 5 estrelas aos jogadores da selecção nacional de futebol, despesas para competições internacionais (onde vão comitivas gigantescas e no final estão 11 em campo) e depois não haja fundos para trazer uma simples equipa de basquetebol da Madeira para jogar dois jogos no... Continente? E se fosse o Nacional ou o Marítimo que viessem defrontar uma meia final da taça?
Ah espera, não é futebol, não há verbas!

Não acredito que o Governo Regional da Madeira, a Secretaria de Estado do Desporto, a Federação Portuguesa de Basquetebol ou até mesmo os patrocinadores do clube não conseguissem meios de trazer a equipa. É uma vergonha!

Ainda por cima a FPB diz que está tudo bem, que para o ano podem voltar a jogar normalmente. Mas que raio?! Jogar pró ano para quê? Andar a dar o litro, suar a camisola e depois chegar aos playoff e não ter verbas para jogar? Andamos a jogar a feijões agora?

Sem comentários: