2 de junho de 2009

Doutores e Engenheiros

O que fazer para se ser bem atendido em todo o tipo de serviços e ser tratado por Senhor Doutor ou Senhor Engenheiro:

- Usar fato e gravata todos os dias (mesmo que só tenha um, não há problema, porque ninguém vai reparar e mesmo que reparem o Dr não desaparece);
- Andar com uma pasta, não precisa de ser uma mala, basta uma pequena pasta com alguns papéis a espreitar;
- Parecer que está sempre atrasado para reuniões importantíssimas (mesmo que seja só para ir passear o cão);
- Peça sempre as coisas com urgência, é sempre tudo asap, mesmo que não tenha nada para fazer;
- Andar com um jornal junto com a pasta ajuda (não pode ser o 24 horas ou o Correio da Manhã, tem que ser o Diário Económico ou o Público);
- Se tiver uma licenciatura ou um doutoramento também ajuda, mas não é crucial (geralmente só surte efeito se vier acoplado aos pontos anteriores, se em vez de usar fato estiver de calças de ganga, esqueça, nem vale a pena mencionar).

E isto tudo porquê?
Porque para além da já habitual diferença de tratamento no bar do local de trabalho, entre pessoas de calças de ganga que possuem uma licenciatura ou doutoramento (ou mais) e pessoas com iguais habilitações (ou não)  mas vestidas de fato e gravata, hoje tive o bónus de esperar para ser atendida na pastelaria por causa do Doutor X (apesar de ter chegado primeiro). O senhor Doutor chegou depois, mas como vinha de fato e gravata eu tive que esperar.
Não me contive, tive que falar. O Senhor da pastelaria ainda se fez de desententido, podia ter disfarçado melhor. Ele sabe lá as minhas habilitações! E que se saiba, o grau académico ainda não faz com que as pessoas tenham prioridade neste tipo de serviços. Nunca ninguém me passou à frente na fila do eléctrico por ter mais habilitações. Já estou a imaginar o filme:

- Desculpe, o Senhor é licencidado?
- Sim, tirei uma licenciatura em ?#$"!&, porquê?
- O Senhor Licenciado desculpe, mas eu tenho mestrado, tenho prioridade na fila.
- Faça favor Senhor Mestre. Eu também só estou nesta posição porque passei à frente da Dona de Casa e do Limpa Chaminés.

Fiquei mesmo chateada. Tanto que prometi a mim mesma que nunca mais lá ia...

(Infelizmente, com esta história toda esqueci-me do casaco na cadeira. Ou seja, vou ter que lá voltar. Resta-me esperar que apesar desta diferença de tratamento consoante a forma de vestir sejam pessoas de bem e apesar do incidente me devolvam o casaco, que é dos meus preferidos.)

Sem comentários: