15 de fevereiro de 2011

Cromos do mundo venham a mim II

O que é preciso para pôr um laboratório em pânico e ser quase recambiada para casa?
Simples, arranjar um colega que é um perfeito anormal!

Andava eu na minha vidinha de rato de laboratório (mais uma vez a fazer HPLC) quando no regresso do almoço reparo que o recipiente colector do lixo do equipamento estava a transbordar para o chão (foda-se! pensei eu). Atirei uns papeis para o chão para ensopar e fui a correr pedir a um colega um bidon para trocar porque não sei onde estão. O que é que eu fui fazer... o colega deu-me o bidon para eu trocar e basicamente entrou em pânico!
Em menos de um minuto ele já tinha enviado um e-mail geral (com conhecimento para o chefe que só por acaso trabalha dois andares a baixo - tão querido que ele é, não fosse o liquido atravessar os dois andares) a avisar que tinha ocorrido um derrame e impresso uns avisos que colou na porta a dizer "Proibido entrar! Derrame - Atmosfera perigosa!"

Eu: Pode-se abrir a janela para evaporar mais depressa?
Ele: Sim, mas quem é que vai lá? Ninguém pode entrar é muito perigoso.
Eu: Mas é... (ele já tinha virado costas)

Ele foi em busca de outra colega e começou com a conversa "É melhor chamar uma brigada de segurança para vir cá limpar isto. Se bem que vamos ter que fazer um relatório detalhado do incidente e falar com o chefe. É uma chatice, vamos ter problemas com a instituição, ficamos conotados negativamente". Ao ouvir isto eu já me estava a passar "Mas vão chamar uma brigada por isto? Não é assim tão grave...." Entretanto eles já tinham decidido telefonar e estavam em grande conversa a especular que solventes estariam no bidon e em que concentrações. Escusado será dizer que se eu estava a trabalhar com o equipamento, sei as concentrações que estava a usar. perguntar-me seria a coisa mais simples, mas não, o desafio é maior se tentarem adivinhar! Demorou, mas lá se aperceberam que eu estava mesmo ali à mão e sabia exactamente o que estava a usar. Insisti novamente, que não era assim tão grave, que o solvente era maioritariamente água e que os compostos que seriam nocivos já teriam evaporado por estarem em concentrações muito pequenas (<0.1%). Disse que tinha que entrar na sala para desligar o equipamento que estava a usar, se aquilo ficasse sem solventes e avariasse, era recambiada na hora para Portugal, nem sequer me deixavam vir a a casa buscar a mala. A resposta foi "Podes ir lá dentro mas por tua conta e risco!" Será que ia ficar por aqui?
Não, o meu colega estava totalmente determinado a chamar os senhores da segurança e assim fez! (deve ser daqueles que quando era miúdo gostava de activar os detectores de incêndio para ver os bombeiro, só pode)
Passados uns minutos apareceu um senhor, pouco tempo depois mais uns senhores (e eu a pensar"onde é que isto vai parar?") Eis que me aparece um segurança a dizer que tínhamos que evacuar o piso porque tinha havido um derrame e era perigoso permanecermos ali. (WTF! Mas não era nada de especial, aquilo é maioritariamente água e o outro solvente nem é tão perigoso assim). Um outro colega (com bom senso) disse ao segurança que aquilo não era assim tão grave, ao que o segurança respondeu "Não é essa a informação que eu tenho. Segundo a informação que me deram trata-se de uma substância inflamável, nociva e altamente explosiva" (WTF ao quadrado!! Passaram-se da cabeça!) Quem é que transmitiu a informação ao segurança, quem foi? O colega que panicou no início.
Claro, que depois ficou tudo em alvoroço cá fora à espera, uns a pensar que era algo gravíssimo, outros chateados porque tinham experiências a correr e outros na descontra que aproveitaram o tempo para ir tomar café.
No final o colega fez questão de enviar um novo e-mail geral a dizer que era seguro regressar ao laboratório e à sala e que o senhor "de amarelo" já tinha removido o agente derramado.

A sério!!! Mas quantas vezes tenho que dizer que o "agente derramado" era principalmente água, que a parte nociva já teria evaporado por se encontrar em quantidades ínfimas e que o outro solvente não é assim tão mau?

Inundation freaks!!!

p.s.: O coleguinha anormal que causou o pânico foi o mesmo do outro dia.

5 comentários:

teresa disse...

olha já nao vinha aqui há algum tempo, mas foi de chorar a rir, só de imaginar aahahahahahahha

dani disse...

Vai gozando com a desgraça dos outros vai! Eu hoje já me rio, mas ontem estava capaz de lhe bater (chamei-lhe tudo menos santo). :p

noiseformind disse...

Weird shit, sister.

E nos que so paramos as obras quando morrem mais de dois na mesma hora. Ai passam-se com uns contentores. Ta percebido como e que a Europa chegou onde chegou nesta depressao.

Handsomed.74 disse...

dasse!

dani disse...

Mesmo João, deve ter sido a palavra que mais vezes repeti!