11 de novembro de 2010

Cheiros que deixam saudade

Depois de andar a espreitar aqui e ali, não consegui deixar de pensar a que cheiram as saudades para mim.

Para mim a saudade cheira a creme de farinha Maizena com canela, a café de cafeteira, a bolo de iogurte, a broa a sair do forno e a sopas de cavalo cansado. Cheira a madeira acabada de cortar, a serradura, verniz e a tabaco, ao avental da minha mãe depois de um longo dia de trabalho no restaurante.
Cheira a fumo da lareira, a salpicão e presunto, a cebola salgada com vinho, ao vinagre dos pimentos curtidos. A Tokalon e aos mimos da minha avó, a suor depois de um dia a trabalhar a terra, a protector solar e a maresia, a bolachas de baunilha e cachorro-quente.
A XS de Paco Rabanne (o perfume que usavas quando te conheci), a Light Blue e tardes passadas na conversa. Cheira a sardinha assada e a bifanas, a manjerico, ao camião do lixo.
Cheira a campo e a serra, ao mofo da sede dos escuteiros, cheira a chouriço assado na fogueira, a terra molhada, a lama e a caruma. 
Cheira a salgadinhos, a bacalhau assado com broa, a arroz com feijão, a sopa feita na fogueira numa panela preta de três pés, a pastéis de Belém e a formigos. Como hoje é dia 11, não me podia esquecer, cheira a castanhas e a água pé.
Cheira a...

4 comentários:

Malena disse...

Tão lindo ver como a saudade cheira a tanta coisa boa! :)
Beijinhos

Filipe Cardoso disse...

O Natal está à porta e o XS ainda se vende nas perfumarias, hihih. LOL, Se bem que há outros actuais que bem sei que também gostas.

Malena disse...

Olha! As lembranças também escrevem comentários!! :P
E pedem prendas de Natal! :P

dani disse...

Malena: Está a ver se pega :p