18 de junho de 2011

Apelo


Aos economistas, gestores, senhores das marionetas que pertencem às agências de rating, enfim... senhores do dinheiro.

Agora que Portugal já tem governo, a Grécia vai receber uma batelada de dinheiro e a Senhora Merkl está ocupada com os pepinos, dá para porem o Euro a valorizar em relação ao Franco Suíço outra vez? Pleaseee!!!

Eu já estou habituada a receber menos do que as senhoras da limpeza lá da EPFL, tendo em conta que o salário mínimo daqui dá para as pessoas viverem e não apenas sobreviverem, mas fazendo as contas, de Novembro até agora já perdi 200chf no ordenado graças à desvalorização do Euro.
Vá lá!! Os suíços nem vão reparar na diferença quando forem de férias para outros países da zona euro, as coisas já são ridiculamente baratas quando comparadas com os preços daqui, já a mim 200 francos fazem uma diferença grande.

Façam lá as vossas magias e ponham o Euro lá em cima outra vez.

10 comentários:

Malena disse...

Ui!! Isso vai ser difícil... ;)**

Sonhos Milka disse...

Olá, não entendi o teu post.

Se o Euro desvaloriza é bom para quem trabalha na Suíça, porque ao enviar dinheiro para Portugal sai beneficiado.

É prejudicial sim, quem viver na Suiça e receber em euros e tiver que os trocar todos os meses... é esse o caso? :)

Para compensar tens uma bela vista da EPFL para o lado :)

noiseformind disse...

(bocejo, bocejo)

N sejas queixinhas, chavala. Provavelmente um pouco de job-searching levara a encontrares um bom emprego em qualquer parte do mundo. Porem tens de ser um pouco mais proactiva do que esperar que a bolsa apareca e tal.

Sugestao: http://www.sci-search.com/

dani disse...

Malena: Pois vai! :S Tenho que ser mais comedida nas compras... vou começar pelos chocolates. :p

Sonhos Milka: Eu estou na segunda situação, ou seja, trabalho na Suíça mas recebo ordenado em Euros. Não sou funcionária da EPFL, estou só a fazer uma espécie de intercâmbio.
Eu não envio dinheiro para Portugal, mas se o Euro continua a desvalorizar começa a ser difícil poupar.
p.s.: A vista da EPFL é mesmo linda, não tem preço. =)

noiseformind: Ainda estou aqui a ponderar se ignoro o teu comentário ou se te mando à merda!
Como até estou bem disposta, vou optar por uma terceira opção, mais assertiva. Provavelmente deves estar a confundir-me com alguém.
Eu sou meio distraída e tal, mas não me lembro de ter dito que estava desempregada à espera de um milagre. Eu tenho trabalho (conseguido com mérito) e recebo um ordenado por isso, pago em Euros, o que não ajuda estando a viver na Suíça. Isso NÃO faz de mim uma coitadinha mas pode deixar-me aborrecida ou não?

Isto da internet é muito giro e tal, podemos ler a vida dos outros, dar bitaites e quase tudo no anonimato, mas, quando não souberes da missa a metade faz como o "Cavaco" no FB leaks e restringe-te a um simples "LOL".
Fica bem!

catarina disse...

Daniela!!! Em relação ao teu post!
100% acordo ctg!
Daniela!!! Em relação a tua resposta a noiseformind: clap clap clap! 200% ctg!

noiseformind disse...

Dani,

Estar desempregado e o principal motivador de se procurar melhor emprego?

Isso n faz grande sentido num mundo competitivo como aquele em que vivemos. Se ha algo que sei neste mundo e que devemos estar sempre de olho no degrau de cima da escada e em quem nos pode dar acesso a ele. O bocejo era para o facto de raramente ler por estas bandas algo positivo visto por ti no teu trabalho. La esta, outra coisa sem grande nexo num mundo eminentemente global e numa profissão tão sistemática e normalizada como a de cientista: porque ficar agarrado a algo que e apenas uma hipótese.

Pessoalmente analiso todos os anos as minhas perspetivas de emprego. E se descubro que me estou a desviar do que devia ser o meu rendimento entao faco a informacao chegar a entidade patronal que ou aceita ou nao aceita, sabendo que se falei e porque ja estou convidado ao soldo que pedi.

Como tenho varias pessoas amigas cientistas (algumas por ai perto, no CERN) sei muito bem que qualquer pessoa a partir de um certo grau de especializacao cientifica deixa de se preocupar exactamente com o salario mas sim com os objectos de estudo.

E talvez seja ai que o meu conselho seja mais util: provavelmente estas a estudar algo no nicho errado das possibilidade cientificas e precisas de algo mais preciso e que traga, por arrastamento, mais interesse de possiveis empregadores.

Quando aos palavroes e-me indiferente e ate sao esperados: tenho para mim que Portugal deixou de ser a muito um pais com elites e nao se pode de forma nenhuma esperar que a uma qualquer educacao cientifica corresponda a respectiva urbanidade social.

O meu anonimato, tanto quanto sei, e tao grande quanto o teu, portanto nem tou a ver o pq de fazer parte do teu comentario.

dani disse...

noiseformind: Depreendo pelo teu comentário que sabes muita coisa mas claramente não sabes nada sobre a minha situação profissional.
Concordo plenamente com o que dizes em relação à questão de ter sempre presente a vontade de subir mais um degrau, não percebo é o que te leva a dizer que eu não o faça e/ou que esteja agarrada a uma hipótese. O que achas que ando a fazer desde que acabei o curso? Não seria tão mais fácil ter ficado em casa dos pais, a trabalhar num sítio mesmo que não gostasse, mas a meter o ordenado inteiro ao bolso todos os meses?
Falas em certo grau de especialização, o meu grau de especialização actual é uma licenciatura (o meu e o de mais uns milhares) o que me levou em busca do próximo degrau... o doutoramento (que a meu ver está mais ao nível de um escadório). No meu caso (como em muitos outros), doutoramento implicou um compromisso e um contracto de exclusividade a médio prazo, que estou a cumprir. Porque haveria eu de mudar de emprego nesta fase?
Quanto à questão de mudar para uma área mais atractiva em termos de mercado de trabalho, julgo que para já não será um problema. Em Portugal provavelmente será mais difícil mas, o mundo é tão grande... O facto de não leres tantos posts positivos deve-se principalmente a uma característica minha, se estou entusiasmada com o trabalho e com imensas expectativas não sou muito de escrever até que tenha alguma coisa concreta. O que não quer dizer que o trabalho esteja a correr mal.

p.s.1: Vou fazer de conta que não li a referência a "uma qualquer educação científica"
p.s.2: Vou começar a acrescentar a seguinte observação em alguns posts para melhor compreensão "ler com alguma ironia"

Filipe Cardoso disse...

Elites???

Sonhos Milka disse...

Realmente Dani fiquei pasmado.

Quando cheguei em 2008, 1000 euros davam mais de 1500 francos, agora com a mesma quantia consegue-se apenas 1189!

Malena disse...

Nunca foi o povo a lixar o nosso pequeno país à beira-mar plantado, foram as elites de meia-tigela!