25 de junho de 2011

À falta de S. João...

... comemora-se o Solstício de Verão como nos países nórdicos - o Midsommar (uma das vantagens de conviver com pessoas de vários cantos do mundo).

Aqui não é feriado, por isso depois do trabalho fomos até ao lago para fazer a festa. Levamos grelhadores, carne, cogumelos recheados com queijo (delicioso) entre outras coisas e bebidas, tudo o que é preciso para animar o pessoal.
Uma rapariga contou que tipo de tradições têm lugar na Finlândia, os finlandeses costumam sair das cidades e celebrar no campo com fogueiras ao ar livre, hoje em dia é um dia para celebrar entre amigos com muito álcool à mistura porque ainda está frio. Uma das tradições são uns feitiços/simpatias para encontrar a pessoa amada, como, nadar no lago ou andar a rebolar no chão, surpreendentemente todos envolvem nudez. :p Há um feitiço para os mais tímidos que implica colher 7 tipos de flores diferentes e colocar por baixo da almofada (como se faz com os dentes para a fada dos dentes), assim é garantido que se vai sonhar com o futuro marido/esposa. Há ainda a tradição de saltar o fumo da fogueira para aumentar a fertilidade. Basicamente estão todos relacionados com arranjar marido e ter filhos.

Depois de uma semana louca de trabalho, que passou tão depressa, soube muito bem este bocadinho para relaxar, rir e dizer parvoíces. Tive ainda a oportunidade de ouvir a Lenda dos Himalayas finlandeses e de provar leite com chocolate com Minttu, que é uma bebida de menta típica da Finlândia. Tão bom!! (é quase como comer/beber aftereight no estado líquido)


p.s.: Esqueci-me de dizer que para acender as brasas usámos artigos da Nature. Há que ser selectivo, uma revista de factor de impacto mais alto há-de originar brasas melhores. :p

1 comentário:

Malena disse...

Que bom! Um pouco de diversão faz-te bem! :)**